Conheça alguns cuidados não muito complicados para prolongar a vida de seu carpete, e também alguns métodos de limpeza profunda realizada por empresas especializadas.
Passo a passo:
1. Mantenha sempre um capacho na porta de sua casa. Apesar de parecer uma sugestão bastante singela, pesquisas mostraram que o capacho pode reter até 70% da sujeira que entra.
2. Passe o aspirador de pó três vezes por semana e varra com vassoura piaçava uma vez por semana para manter a aparência de novo.
Como as fibras tendem a inclinar para um mesmo lado, o certo é varrê-lo no sentido inverso.
3. Para retirar manchas, seja o mais rápido possível. Para sujeiras sólidas, raspe delicadamente com uma colher ou faca sem serra. Para líquidos, pressione bem um pano seco e limpo ou papel toalha. Parta das margens para o centro da mancha. Evite esfregar, pois isto pode causar danos irreversíveis à fibra.
4. Muitas receitas caseiras recomendam limpar o carpete com um pano molhado em vinagre, mas esta prática não é recomendada pelos fabricantes.
5. Evite o uso dos produtos limpa-carpetes, pois a grande maioria deixa resíduos que podem ser acionados por um simples sapato molhado e deixar manchas.
6. Para limpar as chapas de alumínio do acabamento, utilize palha de aço seca.
7. Para limpar os cordões do rodapé, basta passar o aspirador de pó.
8. Contrariando a noção popular, mesmo os carpetes que têm uma boa manutenção, precisam de uma limpeza profunda de ano em ano. Essas limpezas prolongam a vida do carpete. Veja aqui as principais técnicas de limpeza profunda:
8.1. Lavagem por enceradeiras: era o único método usado no Brasil há tempos atrás. Escovas passam um produto de limpeza e depois a umidade é aspirada várias vezes. Tem um tempo para secagem de 24 horas. Recomendada para carpetes muitos sujos.
8.2. Sistema Extrativo: uma máquina injeta com água quente uma solução desengordurante, antimofo e solvente dentro do carpete, que suspende a sujeira que é sugada. Um secador de muita potência finaliza o trabalho.
8.3. Pó seco: lavagem a seco com pó que contém um solvente. É espalhado manualmente ou por máquinas. A sujeira e o pó são aspirados por máquinas e área fica liberada imediatamente.
8.4. Espuma seca: uma máquina especial transforma xampu em espuma antes de aplicá-lo no carpete. Recomendado para áreas não muito sujas e libera a área em cerca de duas horas.
Limpeza Comercial em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá | Praia Grande